INSTALAÇÕES HIDRÁULICAS E SANITÁRIAS


A norma NBR-8160 recomenda para dimensionamento de coletores e subcoletores que:

    I.   Os coletores prediais e os subcoletores devem ser, de preferência, retilíneos e, nos trechos em deflexão imposta pela configuração de prédio ou de terreno, devem ser colocadas caixas de inspeção ou peças de inspeção que permitam a limpeza e desobstrução dos trechos adjacentes.

   II.   O coletor predial e os subcoletores devem ser construídos, sempre que possível, na parte não edificada do terreno. Quando inevitável sua construção em área edificada, devem ser tomados cuidados especiais para proteção a eles e fácil inspeção.

 III.   Nas mudanças de direção dos coletores em que não for possível intercalar caixas de inspeção, devem ser usadas curvas de ângulo central máximo igual a 90° de raio longo, preferencialmente de 45°, desde que se usem peças de inspeção para limpeza e desobstrução dos trechos adjacentes.

Assinale a alternativa que apresenta as sentenças corretas:


Apenas I


Apenas III


II e III.


Apenas II


Todas

Sobre a capacidade do storage e da potência da caldeira, podemos fazer as seguintes afirmações.

    I. O storage deve acumular uma quantidade de água quente tal que, durante o período de consumo máximo, não venha a faltar água quente. Vale ressaltar aqui que, enquanto se está consumindo água, a caldeira continua fornecendo calorias que vão sendo transferidas à água do storage.

   II. Considera-se que a água quente a ser utilizada esteja em torno dos 60°C.

 III. A determinação do consumo de sua duração não é fácil de se fazer com exatidão em certos casos, como apartamentos, hotéis e hospitais. No caso de colégios, pela maneira como funcionam esses estabelecimentos, pode-se calcular, com certa exatidão, o consumo médio e o tempo de duração da demanda máxima.

 

Está correto o que se afirma em:


Apenas II


Apenas I


Apenas III


I e III


Todas as alternativas

Analise a figura a seguir do sistema ascendente com circulação por termo sifão e responda:

 

Esse processo é caracterizado por:


Utilizar o princípio de que a água quente é mais densa, o que faz com que tenha a tendência de se elevar. Nesse caso, consome-se menos energia, pois a temperatura tem que ser mais elevada para provocar tal efeito e a distribuição é ascendente.


Utilizar o princípio de que a água quente é menos densa, o que faz com que tenha a tendência de se elevar. Nesse caso, consome-se mais energia, pois a temperatura tem que ser mais elevada para provocar tal efeito e a distribuição é ascendente.


Utilizar o princípio de que a água fria é menos densa, o que faz com que tenha a tendência de se elevar. Nesse caso, consome-se mais energia, pois a temperatura tem que ser mais elevada para provocar tal efeito e a distribuição é ascendente.


Utilizar o princípio de que a água fria é menos densa, o que faz com que tenha a tendência de se elevar. Nesse caso, consome-se mais áagua, pois, a temperatura tem que ser mais elevada para provocar tal efeito e a distribuição é descendente.


Utilizar o princípio de que a água fria é mais densa, o que faz com que tenha a tendência de se elevar. Nesse caso, consome-se mais áagua, pois, a temperatura tem que ser mais elevada para provocar tal efeito e a distribuição é ascendente.

Qual é o diâmetro do ramal predial para abastecer a residência, cujo consumo diário é de 68.160 litros? Adotar a velocidade de escoamento igual a 1,00 m/s.


D = 25mm


D = 15mm


D = 20mm


D = 32mm


D = 50mm

Segundo a NBR 5626, uma instalação elevatória consiste no bombeamento de água de um reservatório inferior para um reservatório superior (figura a seguir) ou para um reservatório hidropneumático.Esquema Isométrico do Recalque sem escala

 

 

 

A instalação de recalque deve ser dimensionada para vazão de recalque mínima equivalente a:

 


20% do consumo semanal


20% do consumo diário


15% do consumo diário


30 % do consumo semanal


15% do consumo semanal

Normalmente, reserva-se, no mínimo, o equivalente ao consumo diário , mas é recomendado pela norma NBR - 5626 volume de reservação entre . Além disso, deve-se reservar água para combater incêndio.

A distribuição normal de volume de armazenamento recomendada é:

                             Rs = 2/5 Vt - 40%

          Ri = 3/5 Vt - 60% 

 

A reserva de incêndio deverá ser armazenada, na sua totalidade, somente em um dos reservatórios. Outros critérios de divisão de volume de armazenamento podem ser adotados, por exemplo:

         Rs = 2/5 CD + Rinc

        Ri = 3/5 CD + Acréscimo de Reservação

Ou,

         Rs = 2/5 CD

         Ri = 3/5 CD + acréscimo de reservação + Rinc

 

Adotando o segundo critério de divisão de volume para um consumo diário de 24.000 L e acréscimo de 1 CD e 0,5 CD para incêndio, temos que Ri e Rs são em litros respectivamente:


55400; 9500


50600; 9400


50450; 9650


50000; 9000


50400; 9600

O refluxo de águas servidas, poluídas ou contaminadas para o sistema de consumo decorre de pressões negativas. Quase todos os aparelhos sanitários são capazes de possibilitar a ocorrência desse refluxo. No entanto, hoje em dia, em face dos avanços tecnológicos, pode ocorrer com mais frequência somente em vasos sanitários e bidês.

O nome do problema apresentado em instalações hidráulicas é:


Obstrução hidráulica


Retrossifonagem


Insifonagem.


Intraretrossifonagem


Ressalto hidráulico

Calcular a perda de carga correspondente à vazão de 2,5 L/s em 20 m de canalização de diâmetro igual a 50 mm, respectivamente, no caso dessa canalização ser de PVC (Utilizar a fórmula de Flamant )


1,25m


0,70m


20,00m


0,02m


0,035m

A água fria escoa com a vazão de 1,00 L/s no interior de uma canalização de PVC de diâmetro interno igual a 32 mm. A instalação é composta por L = 15 m de tubo e mais 2 Joelho de 90 (Comprimento equivalente = 2,00) e mais um Tê de saída Bilateral (Comprimento equivalente = 4,6). Calcular a perda de carga total que ocorrerá nesta instalação.  


Perda de Carga = 0,92m


Perda de Carga = 1,44m


Perda de Carga = 3,45m


Perda de Carga = 5,22m


Perda de Carga = 0,44m

Toda edificação deve ser protegida por extintores, exceto as residências unifamiliares.

Além dessa afirmação, existem outras recomendações:

    I.   Cada UE (unidade extintora) pode proteger uma determinada área conforme o risco.

   II.   A distribuição dos extintores deverá ser equidistante, de forma que o usuário não necessite percorrer mais que as distâncias indicadas conforme o risco.

 III.   Cuidados: a altura da parte superior do extintor não deve ultrapassar 0,50 m:

- deve estar sempre obstruído;

- não deve ser colocado na escadaria;

- deve ficar em locais visíveis e sinalizados;

- não deve ficar no piso.

Está correto o que se afirma em:


II e III


I e II


Apenas II


Todas


Apenas III

Páginas: 123456